
NOTÍCIAS
FREGUESIA DE SANTA MARIA, SÃO PEDRO E MATACÃES

MINI FREGUÊS
O “Mini Freguês” é um projeto desenvolvido pela Junta de Freguesia da Santa Maria, São Pedro e Matacães, destinado a todas as crianças do 3º ano, do 1º ciclo das escolas básicas da Freguesia.
Este projeto visa essencialmente a promoção do sentimento de pertença, identidade local e cidadania; a abertura da Junta de Freguesia à participação ativa da população; a promoção e estabelecimento de novas parcerias entre instituições/associações e o estreitamento da relação entre a população e as instituições públicas.
Nesta 1ª edição participaram cerca de 280 crianças que tiveram assim oportunidade de visitar a Junta de Freguesia aprendendo mais sobre esta instituição e as suas valências, perceber a origem e importância da Freguesia contactando com o património e suas tradições, aprofundar o conhecimento sobre os serviços disponíveis na sua área de residência através da abordagem feita às várias associações e projetos existentes, sempre de uma forma lúdica e através do contato com a realidade prática.
Tendo recebido avaliação positiva de alunos, educadores e restantes fregueses, pretende-se a manutenção e desenvolvimento do projeto “Mini Freguês”, implementando-o com periodicidade anual, continuando desta maneira a contribuir para a educação das crianças da Freguesia.

CRESCER A SENTIR
O Crescer a Sentir é um programa de alfabetização emocional de natureza preventiva, que tem como DESAFIO estimular a consciência e auto-regulação emocional na infância, dos 3 aos 10 anos.
É dinamizado pelas Psicólogas Carla Ferreira, Mestre em Psicologia Educacional e Formadora em Educação Emocional pela FEM (Fundação para Educação Emocional de Barcelona), e pela Psicóloga Rita Pinheiro, com especialização na área do desenvolvimento infantil e Terapeuta Familiar certificada pela SPTF (Sociedade portuguesa de Terapia Familiar).
Este programa é inspirado na educação de valores, como a:
// EMPATIA
// SOLIDARIEDADE
// COOPERAÇÃO
// RESPEITO
// CONFIANÇA
A intervenção de natureza preventiva na área das competências emocionais tem vindo a revelar um impacto positivo em muitas direções:
· Crianças mais felizes por dentro e por fora;
· Mais e melhores amigos;
· ↑ Atenção e Auto- Controle;
· + Respeitinho. Cumprimentar, agradecer e pedir ajuda.
Na manga do Crescer a Sentir, são propostas diversas ferramentas, como o:
// BRINCAR
// TOQUE POSITIVO
// NARRATIVA CRIATIVA DO GRUPO
// DRAMATIZAÇÃO
// ATIVIDADES DE NATUREZA EXPRESSIVA
É um programa com infusão curricular, onde todas as semanas colaboramos com as crianças, educadoras de infância, auxiliares da ação educativa e a FAMÍLIA.
O Crescer a Sentir já tem 2 anos de experiências conquistadas no coração de 5 Jardins-de-infância do Concelho de Torres Vedras, onde se construíram verdadeiros coraçómetros, que ajudam a escutar os pensamentos e emoções que vivem cá dentro e assim lançar sementes para a felicidade. Atualmente o Crescer a Sentir tem como “braços”direitos:
· Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães (JI´s Sarge e Barro);
· Junta de Freguesia da Silveira (JI´s Casalinhos de Alfaiata, Boavista e Santa Cruz);
· Centro Social e Paroquial da Silveira;
· Santa Casa da Misericórdia da Aldeia Galega da Merceana (CLDS-3G).
No mundo do crescer a sentir, convidamos todos a encontrar a sua BÚSSOLA EMOCIONAL.

A NOVA AMBULÂNCIA
Os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras são uma Associação Humanitária que conta já com 112 honrosos anos de existência e que, desde sempre, tem sabido merecer o carinho da população Torriense.
Não é por acaso que, dado o seu conhecido empenho pelas causas humanitárias pelas quais luta, foi ela, há muito, a Sócia nº 1 e fundadora da "Liga dos Bombeiros de Portugal".
Porque conheço de perto esta instituição, suas muitas virtudes e algumas carências, perante o surgimento do 1º Orçamento Participativo promovido pela C.M. Torres Vedras, decidi apresentar uma candidatura para "AQUISIÇÃO DE UMA AMBULÂNCIA PARA OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TORRES VEDRAS ".
Tendo a consciência do estado, idade e desgaste parcial do parque automóvel (ambulâncias) dos Bombeiros de Torres Vedras, a que acrescem as centenas de milhares de quilómetros percorridos anualmente por aquelas viaturas em socorro da população Torriense, impunha-se a presente candidatura para aquisição de uma nova ambulância, cujo projecto recebeu o nº 18.
Em face da votação, que decorreu de 11 a 27 de Novembro do ano de 2015, este logrou do apoio de grande parte da população votante, tendo conseguido o fim a que se destinava, ou seja, a Ambulância de Socorro em favor dos nossos Bombeiros e consequentemente em favor de TODOS os Torrienses.
Bem hajam!
Obrigado.
// Rui Manuel da Silva
Um "torriense", em boa hora adoptado

CRUZ VERMELHA
O projeto "Juntos Salvamos + Vidas" da Delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa foi um dos projetos vencedores do orçamento participativo do nosso concelho.
A Delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha irá ensinar noções básicas de primeiros socorros a toda a comunidade, incluindo escolas e instituições.
Para Tiago Duarte, presidente da Delegação, "ao formarmos dezenas de professoras, educadoras de infância ou auxiliares de educação estamos a prevenir e criar condições para que todos saibam atuar se alguma criança se aleijar ou se sentir mal".
Este projeto pioneiro iniciará na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, podendo nos anos
seguintes avançar para outras freguesias.
Juntos Salvamos + Vidas!
// Cruz Vermelha
◄
1 / 1
►