NOTÍCIAS

FREGUESIA DE SANTA MARIA, SÃO  PEDRO E MATACÃES

MINI FREGUÊS

O “Mini Freguês” é um projeto desenvolvido pela Junta de Freguesia da Santa Maria, São Pedro e Matacães, destinado a todas as crianças do 3º ano, do 1º ciclo das escolas básicas da Freguesia.


Este projeto visa essencialmente a promoção do sentimento de pertença, identidade local e cidadania; a abertura da Junta de Freguesia à participação ativa da população; a promoção e estabelecimento de novas parcerias entre instituições/associações e o estreitamento da relação entre a população e as instituições públicas.


Nesta 1ª edição participaram cerca de 280 crianças que tiveram assim oportunidade de visitar a Junta de Freguesia aprendendo mais sobre esta instituição e as suas valências, perceber a origem e importância da Freguesia contactando com o património e suas tradições, aprofundar o conhecimento sobre os serviços disponíveis na sua área de residência através da abordagem feita às várias associações e projetos existentes, sempre de uma forma lúdica e através do contato com a realidade prática.


Tendo recebido avaliação positiva de alunos, educadores e restantes fregueses, pretende-se a manutenção e desenvolvimento do projeto “Mini Freguês”, implementando-o com periodicidade anual, continuando desta maneira a contribuir para a educação das crianças da Freguesia.

CRESCER A SENTIR

O  Crescer a Sentir é um programa de alfabetização emocional de natureza preventiva, que tem como DESAFIO estimular a consciência e auto-regulação emocional na infância, dos 3 aos 10 anos.


É dinamizado pelas Psicólogas Carla Ferreira, Mestre em Psicologia Educacional e Formadora em Educação Emocional pela FEM (Fundação para Educação Emocional de Barcelona), e pela Psicóloga Rita Pinheiro, com especialização na área do desenvolvimento infantil e Terapeuta Familiar certificada pela SPTF (Sociedade portuguesa de Terapia Familiar).

 
Este programa é inspirado na educação de valores, como a:

// EMPATIA

// SOLIDARIEDADE 
// COOPERAÇÃO

// RESPEITO

// CONFIANÇA


A intervenção de natureza preventiva na área das competências emocionais tem vindo a revelar um impacto positivo em muitas direções:
· Crianças mais felizes por dentro e por fora;
· Mais e melhores amigos;

· ↑ Atenção e Auto- Controle;
· + Respeitinho. Cumprimentar, agradecer e pedir ajuda.


Na manga do Crescer a Sentir, são propostas diversas ferramentas, como o:

// BRINCAR

// TOQUE POSITIVO 
// NARRATIVA CRIATIVA DO GRUPO

// DRAMATIZAÇÃO

// ATIVIDADES DE NATUREZA EXPRESSIVA


É um programa com infusão curricular, onde todas as semanas colaboramos com as crianças, educadoras de infância, auxiliares da ação educativa e a FAMÍLIA.


O Crescer a Sentir já tem 2 anos de experiências conquistadas no coração de 5 Jardins-de-infância do Concelho de Torres Vedras, onde se construíram verdadeiros coraçómetros, que ajudam a escutar os pensamentos e emoções que vivem cá dentro e assim lançar sementes para a felicidade. Atualmente o Crescer a Sentir tem como “braços”direitos: 
· Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães (JI´s Sarge e Barro);
· Junta de Freguesia da Silveira (JI´s Casalinhos de Alfaiata, Boavista e Santa Cruz);
· Centro Social e Paroquial da Silveira;
· Santa Casa da Misericórdia da Aldeia Galega da Merceana (CLDS-3G).

 

No mundo do crescer a sentir, convidamos todos a encontrar a sua BÚSSOLA EMOCIONAL.

A NOVA AMBULÂNCIA

Os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras são uma Associação Humanitária que conta já com 112 honrosos anos de existência e que, desde sempre, tem sabido merecer o carinho da população Torriense.


Não é por acaso que, dado o seu conhecido empenho pelas causas humanitárias pelas quais luta, foi ela, há muito, a Sócia nº 1 e fundadora da "Liga dos Bombeiros de Portugal".


Porque conheço de perto esta instituição, suas muitas virtudes e algumas carências, perante o surgimento do 1º Orçamento Participativo promovido pela C.M. Torres Vedras, decidi apresentar uma candidatura para "AQUISIÇÃO DE UMA AMBULÂNCIA PARA OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TORRES VEDRAS ".

 

Tendo a consciência do estado, idade e desgaste parcial do parque automóvel (ambulâncias) dos Bombeiros de Torres Vedras, a que acrescem as centenas de milhares de quilómetros percorridos anualmente por aquelas viaturas em socorro da população Torriense, impunha-se a presente candidatura para aquisição de uma nova ambulância, cujo projecto recebeu o nº 18.


Em face da votação, que decorreu de 11 a 27 de Novembro do ano de 2015, este logrou do apoio de grande parte da população votante, tendo conseguido o fim a que se destinava, ou seja,  a Ambulância de Socorro em favor dos nossos Bombeiros e consequentemente em favor de TODOS os Torrienses.
 

Bem hajam!  
Obrigado.

 

// Rui Manuel da Silva
Um "torriense", em boa hora adoptado

 

CRUZ VERMELHA

O projeto "Juntos Salvamos + Vidas" da Delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa foi um dos projetos vencedores do orçamento participativo do nosso concelho.


A Delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha irá ensinar noções básicas de primeiros socorros a toda a comunidade, incluindo escolas e instituições.


Para Tiago Duarte, presidente da Delegação, "ao formarmos dezenas de professoras, educadoras de infância ou auxiliares de educação estamos a prevenir e criar condições para que todos saibam atuar se alguma criança se aleijar ou se sentir mal".

 

Este projeto pioneiro iniciará na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, podendo nos anos 
seguintes avançar para outras freguesias.

 

Juntos Salvamos + Vidas!
 

// Cruz Vermelha

1 / 5

Please reload

 
 
 

SEDE

-

Rua Vítor Cesário da Fonseca N.º 3 - B 

2560-689 Torres Vedras

 

geral@fregtv-smspm.pt

261 330 380

DEPARTAMENTO DA FREGUESIA

EM MATACÃES

-

Rua D. Vasco Martinho Sequeira N.º 8

2565-385 Matacães

261 326 503

CONTACTA-NOS

© 2015 JF Santa Maria, São Pedro e Matacães

SIGA-NOS

  • w-facebook